Visitas à pagina

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

MINICURSO DE ANSIEDADE, QUE SERÁ MINISTRADO POR ALEXANDRE CAPRIO, É NOTÍCIA NO JORNAL DIÁRIO DA REGIÃO DE 07/02/14

Comportamento
 
› Equilíbrio
São José do Rio Preto, 7 de Fevereiro, 2014 - 1:43
Minicurso discute controle da ansiedade

Juliana Ribeiro

Stock Images/Divulgação
O transtorno da ansiedade é considerado hoje um mal do século
Você sofre por antecipação?  Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece das coisas com facilidade? Se respondeu “sim” a alguma dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Considerada pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século, suplantando a depressão, ela acomete grande parte da população mundial.

Pensando nisso, e embasado no livro “Ansiedade”, de Augusto Cury, o psicólogo cognitivo-comportamental Alexandre Caprio realiza minicurso promovido pela Livraria Empório Cultural, que acontece nos dias 10 e 11, das 19h30 às 21h30, com o tema “Controle sua ansiedade”.

Comumente associada ao Transtorno de Hiperatividade, a Síndrome do Pensamento Acelerado impede a apreciação de momentos simples da vida e aumenta ainda mais a dependência de celulares e internet. A ansiedade tem se alastrado em proporções epidêmicas. O resultado disso é a perda da qualidade de vida desencadeada pela queda da saúde mental. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é o equilíbrio físico, social e mental. Funciona como um tripé. Retire uma haste, e toda a estrutura declinará”, diz Caprio.

O psicólogo cognitivo-comportamental faz algumas perguntas que nos levam a refletir, umas vez que vivemos em uma época em que os cuidados com o corpo estão em evidência. Mas estamos mantendo o mesmo nível de atenção quando se trata de nossa mente? Estamos sabendo reciclar e filtrar nossos pensamentos com a mesma cautela com que escolhemos o que iremos comer? Somos bombardeados com informações por todos os lados, o tempo todo. Nunca tivemos acesso a tantas informações. Aprendemos a pensar cada vez mais rápido e sempre nos foi ensinado que isso era bom. Mas quais são os efeitos colaterais de uma mente que só aprendeu a acelerar?

“Você conseguiria imaginar o resultado se estivesse no volante de um carro que só acelera, cada vez mais e mais? Uma mente acelerada se condiciona a processar informações em um ritmo frenético e desconfortável, passando a não ser mais uma questão de escolha ou necessidade. Muitas vezes, recorremos a métodos artificiais para frear esse ritmo e conseguir algumas horas de sono. O resultado disso é uma geração de pessoas viciadas em remédios para a felicidade da indústria farmacêutica”, critica o profissional.

Segundo Caprio, pessoas assim podem até funcionar profissionalmente, trazendo resultados benéficos para seus grupos de trabalho. “Mas são carrascos de si mesmos. Inundam a mente com pensamentos cheios das duas palavrinhas que mais torturam o ser humano: ‘e se’.” A proposta do minicurso, de acordo com ele, é oferecer ao participante as ferramentas iniciais para lidar com o transtorno, como monitoramento de pensamentos e capacidade de questioná-los e filtrá-los.

Serviço:
Controle sua ansiedade. Minicurso com o psicólogo Alexandre Caprio. Dias 10 e 11/2, a partir das 19h30, na Livraria Empório Cultura. Vagas limitadas. R$ 45. Informações pelo telefone (17) 3226-4141 

Nenhum comentário:

Postar um comentário