Visitas à pagina

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A MATURIDADE TRAZ UMA SÉRIE DE BENEFÍCIOS

Participação de Alexandre Caprio em matéria publicada pelo Jornal Diário da Região, São José do Rio Preto/SP, jornalista Francine Moreno, edição de 02/05/2013.
Fonte:http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Divirtase/Comportamento/133908,,A+maturidade+traz+uma+serie+de+beneficios.aspx




Comportamento
› Lições da vida
São José do Rio Preto, 2 de Maio, 2013 - 1:45
A maturidade traz uma série de benefícios

Francine Moreno

Stock Images/Divulgação
A maturidade - que varia de acordo com idade, padrões sócio-culturais, fatores genéticos, formação educacional, entre outras razões - quando chega, traz uma série de benefícios. Principalmente na relação amorosa. “Ela é vital para a sustentabilididade do relacionamento, qualidade de vida dos pares, para a manutenção do afeto, enfrentamento de crises, para o cumprimento das responsabilidades domésticas e familiares entre casais que vivem na mesma casa”, diz a psicóloga Mara Lúcia Madureira.

Na vida profissional, a maturidade também traz vantagens, já que significa existência e sobrevivência no mercado de trabalho, cada vez mais exigente e seletivo. “Profissionais com excelente formação técnica mas emocionalmente instáveis ou despreparados para as demandas da vida estão perdendo espaço no palco corporativo”, afirma Mara Lúcia. As relações sociais também exigem uma boa dose de bom senso e complacência que muitas vezes só a maturidade é capaz de trazer. “Assertividade é a ordem do dia para garantir relações de boa qualidade”, diz.

A maturidade dá mais clareza, sensibilidade e segurança para reagir diante de alguma dificuldade, porque ela é um fator de segurança emocional. “Estar maduro corresponde ao estado de prontidão para lidar com os desafios e problemas, sejam eles quais forem, de modo efetivo e com o menor índice de estresse e danos possíveis. Algumas pessoas, principalmente mulheres, se enxergam mais bonitas na maturidade. Em uma simples busca na internet é possível encontrar informações sobre mulheres maduras se enfrentando em concurso de beleza e participando de calendários sensuais.

Segundo Mara, esse comportamento é gerado porque a confiança em si mesmo nem sempre ocorre com pessoas belas e que se admiram fisicamente. “A autoconfiança tem mais a ver com uma história pessoal de enfrentamento e resolução de problemas. E isso necessariamente não está ligado à beleza, mas ao autoconhecimento, que é o quanto uma pessoa sabe sobre sua força, coragem e disposição para encarar desafios.”

Em novembro do ano passado, a elegante atriz norte-americana Jane Fonda lançou em São Paulo o livro “O Melhor Momento - Aproveitando ao máximo toda a sua vida”, em que destaca a importância de se viver bem aos 70 anos. De acordo com o psicólogo Alexandre Caprio, a atriz está correta na sua afirmação. “É imprescindível para a terceira idade ter ocupações e também responsabilidades. A aposentadoria não é o fim do trabalho. O descanso sempre deve ser dosado. Descansar não é parar.”

Para o especialista, se um indivíduo tem um determinado conceito de utilidade e não o cumpre, se sentirá um inútil, e isso poderá desestabilizar sua saúde por completo. “O transtorno depressivo é um dos primeiros sinais de que isso está acontecendo. Fazer artesanato, bordado, natação e caminhadas é importante, mas não é tudo. Deve-se perseguir algo que seja realmente importante para o indivíduo e para a sociedade. Essa nova profissão não alimentará apenas o corpo, mas transmitirá ao cérebro a mensagem de que a vida continua e que ainda há muito o que fazer antes de entregar os pontos”, afirma Caprio.

O que os jovens tem a aprender

Se a maturidade é cheia de descobertas e benefícios, a juventude seria um bicho de sete cabeças necessário? Segundo a psicóloga  Mara Lúcia Madureira, a juventude é sim um período de grandes mudanças. “Graças à explosão simpática no cérebro, a adolescência e juventude estão repletas de experiências intensas, um período marcado pela necessidade da descobertas e pouca capacidade de prever e evitar consequências desastrosas. Por isso, as conquistas e os tropeços mais marcantes de cada história de vida costumam acontecer nesta fase. Mas não chega a ser um bicho de sete cabeças. É tão boa que muitos resistem em passar para os próximos estágios e se transformam nos tiozinhos adolescentes.”

E a dificuldade para amadurecer tem a ver com crenças pessoais de incapacidade? Segundo a psicóloga, quanto mais incapaz uma pessoa se sente, maior sua dificuldade para assumir novos papéis e desenvolver novas e mais elaboradas competências. “Outro fator é a privação familiar de responsabilidades. Algumas famílias não permitem que os filhos cresçam não fazendo com que assumam responsabilidades, tratando-os sempre como incapazes. É impressionante o quanto os filhos desses pais têm seu amadurecimento retardado e dificuldade de superar medos e angústias”, diz.

O psicólogo Alexandre Caprio também faz um alerta sobre as relações amorosas. “Saber ver o outro como um ser humano passível de erros e acertos é o primeiro passo. Mas ainda se nota o oposto. São muitas as pessoas que veem relacionamento como prestação de serviços. Sempre se questiona o que o outro pode fazer por mim, raramente o oposto. Muitos homens tratam mulheres como objetos e essas mulheres se permitem tratar dessa forma. Nesse caso, ambos são imaturos e não aprenderam a desenvolver as relações de respeito e diálogo que garantem a longevidade de uma relação.”

Neste cenário, é preciso buscar meios para transformar as décadas finais da vida na fase mais generosa, feliz, sensual e transcendental de todas. “É preciso conscientizar os mais jovens sobre a importância do respeito aos mais velhos e a necessidade de inclusão social. Uma população mais velha que tenha seus limites e direitos respeitados, que se cuida e receba todo suporte familiar e social necessário pode desfrutar com plenitude de todas as áreas da vida e questões de seus interesses”, afirma Mara.




Nenhum comentário:

Postar um comentário