Visitas à pagina

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Site programa Maturidade Feliz - artigo "ANSIEDADE"

Fonte: artigo "Ansiedade" de autoria de Alexandre Caprio publicado no site do programa de TV "Maturidade Feliz", da jornalista Malu Rodrigues em 07/04/2008.
http://www.maturidadefeliz.com.br/noticias/visualizar.php?id=11


Buscar: 
07-04-2008 - ANSIEDADE

Você já se pegou extremamente nervoso por uma situação que não aconteceu ou que talvez nem fosse acontecer? Ou já foi tomado por uma aflição ou indisposição antes de um exame ou avaliação para um emprego? Já sentiu um frio na barriga antes de expor suas idéias a um grupo ou suou frio ao esperar uma notícia que julgava importante? Se a resposta para alguma dessas perguntas foi sim, então você já sentiu os efeitos da ansiedade.
Na verdade, é difícil encontrar alguém que nunca tenha sentido esses efeitos, até mesmo porque eles fazem parte de nossos mecanismos de defesa biológicos.
Quando o sistema nervoso central interpreta que uma determinada situação ofereça algum risco, o corpo fica em alerta. Sudorese, tremores, tensão muscular, dores de cabeça, perda do controle intestinal e urinário são alguns dos efeitos provocados pelos neurotransmissores em nosso corpo.
Esse estado de alerta origina-se no instinto de preservação da vida que todos os seres vivos possuem. O corpo fica preparado para uma fuga, um ataque ou qualquer outra ação que possa preservar sua integridade quando interpretamos que alguma coisa nos ameaça.
Obviamente, isso garantiu a vida de muitos de nossos ancestrais ao longo da evolução de nossa espécie. Mas mesmo que não precisemos mais fugir de animais ferozes ou caçar para garantir nossa sobrevivência, as situações de risco continuam existindo, de acordo com a percepção de cada um de nós.
Eventos que afetam nosso conforto e nossa estabilidade são elementos potenciais para o desencadeamento da ansiedade. Perda do emprego (ou o simples risco de perdê-lo), instabilidade no relacionamento, situações desfavoráveis na manutenção da credibilidade, status e qualquer outro estímulo que seja entendido como um risco ou perda são bons motivos atuais para termos um autêntico ansioso.
O fator principal dessa sensação é a aceleração do pensamento. O indivíduo tenta encontrar soluções rapidamente e, na impossibilidade de encontrá-la de imediato, começa a sentir medo e desordenar as informações, não sendo capaz de encontrar uma saída devido ao nervosismo. Tal situação pode tornar-se um círculo vicioso e acelerar ainda mais, podendo originar situações de pânico. Compulsão, hipocondria, fobias e histerias são transtornos que podem ter origem na ansiedade.
A psicoterapia é uma forma eficaz de combater a ansiedade. O indivíduo aprende a reconhecer os fatores causadores e a lidar com as situações diárias que a provocam, tendo uma ordenação de idéias mais eficiente e encontrando soluções com mais facilidade. Também é trabalhada as formas de se compreender os estímulos recebidos no meio em que se vive e uma mudança de compreensão em acontecimentos corriqueiros que possam causar indisposição, assim como a eliminação de estímulos negativos através de uma mudança de comportamento.
Alexandre Caprio
Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental
Contato:    (17)  3227-4596
                  (17) 3222-7371
Fonte: Talk Club
© Todos os direitos reservados à Programa Maturidade Feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário